Adedonha!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Stop!)
 Nota: Para outros significados, veja Stop.
Exemplo de jogo de Categorias, para a letra N.

Adedanha!, Adedonha! ou Stop! é um jogo de conhecimentos gerais. Ele é muito comum entre as crianças e até mesmo entre adultos, que consiste em desenhar-se uma tabela em tópicos em um papel para cada jogador. Cada coluna da tabela recebe o nome de uma categoria de palavras como animais, automóveis, nomes pessoais, cores etc., e cada linha representa uma rodada do jogo. Por ser uma brincadeira muito comum entre jovens, é muito praticada em períodos de recreação em ambientes escolares, entre grupos de amigos, sendo seu término muitas vezes indefinido ou inatingido, podendo ser jogado em outros idiomas. Errando uma palavra zera seu conteúdo.

O jogo: como funciona?[editar | editar código-fonte]

Não há número limite de jogadores, sendo que o mínimo é de dois. Inicialmente desenha-se uma tabela em um papel para cada jogador. Cada coluna recebe o nome de uma categoria de palavras. A partir daí, sorteia-se uma letra entre os jogadores. Conta-se: A, B, C, D até Z, e diz em voz alta e os restantes em voz baixa, e outra pessoa diz: ''ADEDONHA!'', a letra que calhar é a que se faz na tabela se o número passar de Z começa-se de novo no A (K, W e Y são opcionais e são normalmente excluídas por não existirem palavras na língua portuguesa com essas letras). Após a definição da letra, os participantes imediatamente têm que preencher uma linha inteira da tabela, com uma palavra (que seja começada com a letra sorteada) para cada coluna, devendo a palavra ser relacionada ao título daquela coluna.

O primeiro que conseguir preencher todas as colunas imediatamente grita: "ADEDONHA!", e assim os outros participantes interrompem o preenchimento de suas tabelas e é começada a análise das respostas e a contagem de pontos. Os jogadores dizem suas palavras ordenadamente em voz alta. Se mais de um jogador tiver escolhido a mesma palavra para um mesmo tópico, cada um leva metade da pontuação de um acerto. Há várias convenções para a contagem de pontos, mas é comum que considere-se uma resposta válida única como valendo 10 pontos, uma repetição como valendo tomar no lugar inusitadas e fora do comum, embora saiba-se que isso é um risco, pois consome maior tempo. Ainda assim, escolher as primeiras palavras que surgem na cabeça para terminar o jogo mais depressa também é um risco pois pode resultar em repetições.

A vantagem em tentar ser rápido para dizer "ADEDONHA!" primeiro é que com sorte, a este ritmo os outros jogadores não terão terminado suas colunas ainda, o que garante a perda de vários pontos dos adversários. Um jogador só pode dizer "ADEDONHA!" caso tenha preenchido todas as colunas, sem exceção. Pode-se cobrar penalidades sobre "ADEDONHAS" falsas, mas isso é facultativo. No final, os jogadores somam seus pontos totais e após um número de rodadas aquele que tiver obtido mais pontos ganha.

E uma das colunas que se tornou muito famosa entre os jogadores dessa brincadeira tão famosa é; Minha Sogra É! Que foi incluída já faz quase uma década por um jovem chamado João Henrique e seus irmãos( José Humberto e Tayrinne) que após levar essa novidade para o colégio onde estudavam acabou se tornando muito popular nacionalmente.

As colunas mais comuns são: nome (feminino ou masculino), cidade-estado-país (CEP), cor, alimento, animal, marcas, partes do corpo humano, objeto, carreiras, "minha sogra é" entre outras, dependendo da imaginação das pessoas que jogam.

Relevância social[editar | editar código-fonte]

Frente ao processo de Ludificação da Aprendizagem, a “Adedonha!”, enquanto uma atividade de entretenimento que possibilita, por meio da disponibilidade de múltiplos temas, dos mais simples até os mais avançados - desde que haja um consenso entre seus participantes -, o engajamento dos jogadores em assuntos desde gerais até mais específicos, viabiliza a promoção de raciocínio rápido, à medida que testa os conhecimentos individuais dos envolvidos em um ambiente competitivo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]